A moldura

A moldura é um dos maiores problemas das pessoas que bordam: o que fazer depois com o nosso trabalho? O mais prático, sem dúvida alguma, é entregar o bordado para que a moldura seja feita por um especialista. Mas os preços, na maioria das vezes, são altos e as opções nem sempre convêm àquilo que desejamos para o nosso trabalho.

Antes de começar, é necessário conhecer a importância da moldura: o objetivo é valorizar o bordado sem carregá-lo ou diminuir seu valor. Uma moldura inadequada pode transformar a obra e prejudicá-la. A criatividade e o sentido artísticos devem estar presentes não somente na hora da escolha do motivo a bordar como também na escolha da moldura.

Existem muitos livros que explicam como emoldurar um trabalho e as técnicas que podem ser utilizadas: colocação de vrios, as vitrines, os passe-partout, etc., mas raros são aqueles que propõem várias opções para o tecido bordado, uma técnica bastance complexo porque o tecido é um material que "mexe". Não vimos já, muitas vezes, bordados emoldurados "tortos"? É realmente uma pena que, depois de inúmeras horas dedicadas ao bordado, o resultado final seja prejudicado por uma moldura. Sejamos pacientes, vamos tentar fazer uma moldura como um profissional (ou, pelo menos, o mais parecido possível).

Um conselho: pense bem, a moldura é uma arte, como o bordado.

O material

Antes de qualquer outra coisa, é necessário ter um espaço de trabalho. Se você trabalha na mesa da cozinha ou da sala, pouco importa. Pense entretanto a ter sempre uma folha bastante grande de papelão para não estragar a mesa (um papelão de 3 mm de espessura, formato 80 x 60 cm é o suficiente) e uma placa de vidro para cortar os passe-partout (o corte será mais nítido). A gente pode encontrar no mercado plaquas em PVC: o estilete pode penetrar no material mas nada acontece, é miraculoso. Esta placa tem uma duração de vida ilimitada e facilita o trabalho de corte. Além do mais, é anti-derrapante e ideal quando se precisa manter o motivo fixo (basta colá-lo na placa com durex e depois retirá-lo facilmente).

Para começar, é necessário simplesmente de um estilete, um lápis, um esquadro e uma régua especial para fazer as "janelas" no passe-partout. Mas, com a prática, você pode se aperfeiçoar.

Material para os riscos: um esquadro de aço, 5 mm de espessura, de 20 ou 25 cm; um compasso de preferência para lápis, com sistema de blocagem, 15 ou 20 cm de comprimento; uma régua de aço, 5 mm de espessura, de 70 ou cm, com canto de borracha para evitar que escorregue durante o corte; um bom lápis ou lapiseira; um aparelho para as dobras (em forma de lâmina de faca, é um aparelho que evita marcas no papel).

Material para marcar: coloque uma agulha numa rolha de garrafa: este instrumento vai ajudá-lo a marquar o local onde colocar o gancho para pendurar o quadro e para outras coisas: a vantagem é que não haverá marcas de lápis no seu quadro.

Material de corte: um estilette de tamanho médio com parafuso de segurança; uma régua especial para passe-partout de 45 e 90 graus. Para quem deseja realizar pessoalmente o quadro, é necessário adquirir o equipamento para cortar a madeira da moldura, um serrote, além do material necessário para colagem da madeira. Pense também nos pregos para o fundo e no material para pendurar o quadro (por exemplo, argolas).

Para colar: um rolo de papel kraft adesivo (largura 24 ou 36 mm, de acordo com o tamanho do quadro); cola especial para montagens sucessivas; cola líquida sem solvente; um rolo de adesivo dupla face (resiste ao envelhecimento e não resseca).

O vidro: se você confecciona a parte de madeira, peça o corte exato do vidro numa loja especializada. É aconselhado colocar vidro na moldura quando o quadro vai ser pendurado na cozinha ou no banheiro.

Quando já se tem o quadro

Primeiro, vamos ver algumas técnicas quando já se tem o quadro. Este pode ser sido comprado pronto. O que fazer?

Agora que você tem todo o materiam necessário, você está pronto. Mas, um momento: quando o estado do seu bordado? Este está limpo, engomado. Se a resposta é positiva, vamos continuar. Em caso negativo, lave seu bordado com um sabão especial para roupas delicadas e faça-o secar esticado numa toalha branca. Quando este estiver ainda úmido, passe-o pelo avesso. Aproveite para engamá-lo: será assim mais fácil no momento de colocá-lo na moldura.

Vamos recomeçar: Você tem a moldura e o bordado? Ótimo. Mas agora é você quem decide. Sua moldura deve ser maior que o bordado. Se ela é muito maior, vamos colocar um passe-partout. No caso contrário, vamos emoldurá-la diretamente. Mas muito cuidado: as margens entre o bordado e a moldura, nos quatro lados, devem ser idênticas. Senão o resultado será horrível. Se as margens são diferentes, vamos colocar um passe-partout. Mas se esta diferença é muito grande, mude de quadro. Quando não dá, não adianta insistir.

Vamos começar pelo caso mais simples: vamos emoldurá-la diretamente.

1 - Com o rolo de adesivo dupla face, cole seu bordado num papelão grosso (415 à 490 g/m�, por exemplo), tomando o cuidado que o papelão cortado seja menor apenas alguns milímetros que a moldura (pense no tecido que vai ocupar um certo espaço entre o papelão e a madeira). Esta técnica é reversível, isto é o adesivo nã estraga o bordado.
2 - Ou então, depois de ter cortado o papelão : coloque seu bordado na mesa, avesso para cima, coloque o papelão. Nos quatro lados do papelão, cole pedaços de adesivos dupla face. Cole um lado, depois o oposto, até ter colado os quatro. Cada vez que um lado estiver colado, vire o bordado para ver este este está bem reto (para isto, siga a trama do tecido). Não hesite a descolar o lado que não lhe parece reto: uma vez o quadro pronto, é mais difícil refazer o trabalho.

Uma outra técnica consiste em costurar os lados opostos entre eles, com um fio bastante grosso, puxando bem para que o bordado fique bem esticado no papelão.

Seu bordado está bem esticado, vamos fazer o acabamento. Vire a moldura, coloque o bordado. Recoloque o papelão do fundo. E coloque tiras de papel kraft nos quatro lados para evitar que sujeiras entrem no quadro e estraguem o bordado.

No caso em que queira utilizar vidro e nenhum passe-partout, você pode adotar a solução proposta por Sandrine Menil : coloque rodelas de feutro nos quatro cantos, entre a moldura e o bordado, para aumentar o espaço entre eles e assim evitar que o vidro "esmague" os pontos. Essas rodelas não podem ser muito grandes porque terão que ficar escondidas.

Vamos ver agora o primeiro caso, isto é nos vamos fazer a moldura utilizando passe-partout. Se você não encontrar nas lojas o passe-partout ideal para seu bordado, você pode colar uma folha de papel da cor que deseja numa cartolina bastante grossa (pelo menos 2 mm de grossura e que tenha um miolo branco para realçar o bordado). Se o espaço entre a moldura e o bordado é grande, você pode inclusive colocar vários passe-partout, tomando sempre o cuidado de bem escolher as cores ou os motivos. Lembre-se sempre que a moldura e o que a acompanha completam o motivo, o fazem sobressair.

Caso não encontre o que deseja no comércio, veja se em casa você não tem material que possa ser reutilizado: renda, bordado inglês, fotos antigas, fitas, etc... Todo material pode ser trabalhado numa folha de cartolina e ser depois utilizada como passe-partout. Reunir bordado com outras técnicas como costura, montagem, colagem, pode dar excelentes resultados, se o conjunto for realizado com um mínimo de criatividade.

Quando não se tem a moldura

Algumas vezes, nosso bordado tem um formato que não corresponde a nenhum formato disponível no comércio. Existem então duas soluções:
1 - Comprar a madeira especial e fazer a moldura. O que é um trabalho considerável pois vários instrumentos são necessários, o que acaba tornando esta opção cara demais.
2 - A solução mais simples é escolher a madeira na loja especializada e pedir a montagem da moldura. Neste caso, não esquecer de pedir que os grampos para fixar o fundo do quadro sejam pregados e de providenciar uma folha cartão, de preferência beige ou marron para fazer este fundo.

Utilizar moleton no quadro (proposta de Sandrine Menil) : corte sua folha de cartolina entre 1 à 2 mm menor que a moldura (atenção : esta medida é muito importante). Coloque em volta deste cartão um pouco de cola sem solvent. Aplique o moleton e corte os excessos. Coloque o bordado em cima do moleton e encaixe o conjunto na moldura (e por isso que a cartolina não pode ser muito menor: é na hora do encaixe que o bordado ficará bem esticado. Corte o excesso de tecido, coloque o cartão de fundo e faça o acabamento com adesivo kraft.
A vantagem é que o bordado não está colocado. Assim, é mais fácil retirar o quadro para lavá-lo.

Emoldurar um bordado com "carton mousse" (proposta de Isabelle Vautier):
Este cartão é constituído de uma folha fina de isopor, revestida, dos dois lados, por uma folha de cartolina. É ideal para todo tipo de trabalho de incrustações. Na França, este tipo de cartão é muito utilizado pelos arquitetos para fazer maquetes.
Material necessário: uma folha de carton mousse de 1 cm de espessura, um estilette, tecido nas mesmas cores ou motivos que o bordado, tesoura.
Preparação do cartão para um bordado que mede 25 x 25 cm: corte um quadrado de 35 x 35 cm, faça uma margem de 4 cm (esta margem servirá de moldura para incrustar o tecico); com o estilete, fazer um corte de aproximadamente 4 mm de profundidade no quadrado traçado. Fazer cortes igualmente para reunir os quatro cantos deste quadrado com os quatro cantos da moldura. tracée.
Depois de ter preparado o bordado (ver acima), colocá-lo no centro deste cartão e enfiar a beira do tecido no corte de 4 mm; Cortar o excesso do tecido deixando somente 5 mm e entrá-lo completamente no corte. Fazer a mesma coisa com o tecido escolhido para a moldura, tomando muito cuidado com os quatro cantos.

Para quem tem mais experiência, o tecido da moldura poderá ser substituído por rendas, retalhos, fitas de veludo ou bordado inglês.

Você pode, depois disso tudo, colocar o conjunto dentre de uma moldura. A vantagem é que às vezes temos molduras grandes demais. Mas estas podem ser aproveitadas.

Emoldurar com tecidos (proposta de Catherine Ribierre): escolher um tecido nas cores ou no estilo do bordado; cortar quatro bandas e cosê-las deixando 1 cm em volta do bordado (cuidado com os ângulos); passar o conjunto pelo avesso. Forre tudo com um pano bastante grosso, coloque um feche-eclair e enfie uma cartolina bem grossa que servirá para esticar o bordado. Para pendurar, utilize uma corda bem fina ou barbante. Este sistema permite de lavar o bordado sempre que necessário, sem trabalho para pendurá-lo depois.

Você também pode, sem acrescentar tecido em volta do bordado: forre o bordado com um pano grosso deixando nos lados, em cima e em baixo, uma pequena abertura. Enfie duas barras finas de madeira: a de cima servirá para amarrar o barbante ou a corda para pendurá-lo, a de baixo para dar peso ao trabalho. Se a madeira não lhe convem, você pintá-la nas cores do bordado. Para o acabamento dessas barras, você pode colocar uma bolinha de madeira ou um laço, ou uma flor seca, enfim, o que você puder encontrar.

Contribuiram ao debate: Isabelle Vautier, Catherine Ribierre, Sandrine Menil (França), Ginette (Canada), Paula Marcondes (Brasil).


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