Algumas bases do ponto de cruz

Todos já devem ter visto ou ouvido falar desse ponto de bordar que, como o próprio nome diz, forma uma cruz. O mais importante num trabalho manual é o acabamento: o avesso deve ser perfeito, como o direito, sem nós ou fios soltos.

Para os iniciantes, algumas instruções básicas:
Comece a bordar sempre pelo centro (este conselho é importante principalmente se você comprou o kit, isto é o desenho + tecido + linha. Como você não sabe quantos centímetros foram deixados para a moldura, é preferível começar pelo centro. Mas as pessoas que cortam o tecido preferem calcular uma margem de 2 centímetros e começar pelo canto superior esquerdo).

O tipo de linha e a quantidade de fios vão depender principalmente do tecido que você utiliza para bordar assim como o efeito que se quer dar ao bordado. Por exemplo, se você gosta de bordar linho, você utilizará um fio do linho para um fio de linha em meadas. Caso prefira um resultado maior, use etamine e 2 fios de linha em meadas. Somente a experiência poderá determinar a boa escolha do tecido + linha.

Não dê nós na linha. Dobre um fio de linha dupla e coloque as pontas no buraco da agulha. Faça o primeiro ponto, colocando a agulha de baixo para cima, fazendo uma laçada com a linha no tecido. Traga a agulha de volta para o avesso, e feche a laçada puxando firmamente.

Não cruze a linha pelo avesso em áreas não bordadas. Em vez disso, arremate e recomece no lugar adequado. Arremate sempre pela frente do tecido: para isso, introduza a agulha por baixo do último ponto executado, no sentido horizontal e saia 3 pontos após, sempre pela frente do tecido.

A agulha só poderá trabalhar em um único sentido: vertical, com a ponta voltada para você. Todos os gráficos requerem cuidado com a contagem dos pontos (é aliás por isso que o ponto cruz, na França, é também conhecido como "ponto contado" ). Faça sempre todos pontos de uma carreira, num único sentido; o de ida, depois volte cruzando os pontos . Veja o esquema abaixo:

O tecido mais usado é o etamine, também conhecido por panamá, mas também tem o canhamo e o linho.

Caso queira bordar em tecido que não permita contar os fios, por exemplo o brim ou a malha, você pode utilizar um pedaço de talagarça sobreposta ao tecido de base: alinhave a talagarça no tecido, faça o bordado e depois desfie essa talagarça, ficando apenas o bordado.


Volta ao